Prefeitura recebe curso de capacitação de combate ao AVC

O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, em parceria com o ROTARY Internacional, Rotary´s de Montes Claros, está implantando a Rede de AVC no Norte de Minas através do Projeto “Santa Tereza de Calcutá”. As Capacitações estão sendo realizadas em todos os municípios cadastrados pelo NEP- Núcleo de Educação Permanente e serão direcionados aos profissionais da Rede Hospitalar, Rede de Urgência do Norte de Minas e Atenção Primária.

Para o município de São Francisco é de muita importância esta capacitação

O projeto de AVC no Norte de Minas foi batizado como “MADRE TEREZA DE CALCUTÁ” que agora é Santa Tereza de Calcutá. As capacitações são realizadas pelo NEP (Núcleo de Educação Permanente do SAMU). É preciso que mais profissionais da saúde sejam treinados. As apostilas são cedidas pelo Ministério da Saúde distribuídas aos participantes. “Trata-se de um projeto pioneiro. Sabemos que 80% dos acidentes vasculares cerebrais são isquêmicos e o tempo “agulha” é mais ou menos 4h e meia após o diagnóstico.  Saber administrar um medicamento como o trombolítico, que vai dar sobrevida ao paciente e que ajuda a dissolver o trombo para que o sangue volte a fluir, é de fundamental importância para que o paciente não perca suas funções vitais e/ou fique sequelado”, finaliza Daniel Ramos. Para o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte, Ubiratam Lopes Correa, o SAMU foi escolhido para realizar o treinamento devido a experiência do NEP com o desenvolvimento técnico e científico na área de urgência e emergência. Será um desafio o treino de aproximadamente 5mil profissionais em todo o Norte de Minas.

ASCOM-PMSF

Calil Júnior