Curso para implantação da Rede AVC em São Francisco

O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, em parceria com o ROTARY Internacional, Rotary´s de Montes Claros, está implantando a Rede de AVC no Norte de Minas através do Projeto “Santa Tereza de Calcutá”. As Capacitações serão realizadas em todos os municípios cadastrados pelo NEP- Núcleo de Educação Permanente e serão direcionados aos profissionais da Rede Hospitalar, Rede de Urgência do Norte de Minas e Atenção Primária.

Brasília de Minas – 04/02
São Francisco – 05/02
Januária – 11/02
Manga – 12/02
Janaúba – 18/02
Monte Azul – 19/02
Salinas – 04/03
Bocaiuva – 18/03
Montes Claros – 25/03 e 01/04

Acesse o link e faça sua inscrição http://www.cisrun.saude.mg.gov.br/ead/

Não fique de fora porque as vagas são limitadas!

O 1º Treinamento e curso de capacitação em combate ao AVC direcionadas aos profissionais da rede hospitalar de Montes Claros e Norte de Minas promovido pelas parcerias do Rotary Club Internacional e  Rotary´s de Montes Claros, Santa Casa, Secretaria de Estado e Cisrun/SAMU Macro Norte aconteceu no auditório das Faculdades Santo Agostinho no último dia 14/01.

O projeto de AVC no Norte de Minas foi batizado como “MADRE TEREZA DE CALCUTÁ” que agora é Santa Tereza de Calcutá. As capacitações são realizadas pelo NEP (Núcleo de Educação Permanente do SAMU). É preciso que mais profissionais da saúde sejam treinados. As apostilas são cedidas pelo Ministério da Saúde distribuídas aos participantes. “Trata-se de um projeto pioneiro. Sabemos que 80% dos acidentes vasculares cerebrais são isquêmicos e o tempo “agulha” é mais ou menos 4h e meia após o diagnóstico.  Saber administrar um medicamento como o trombolítico, que vai dar sobrevida ao paciente e que ajuda a dissolver o trombo para que o sangue volte a fluir, é de fundamental importância para que o paciente não perca suas funções vitais e/ou fique sequelado”, finaliza Daniel Ramos. Para o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU Macro Norte, Ubiratam Lopes Correa, o SAMU foi escolhido para realizar o treinamento devido a experiência do NEP com o desenvolvimento técnico e científico na área de urgência e emergência. Será um desafio o treino de aproximadamente 5mil profissionais em todo o Norte de Minas.

O NEP orienta ainda que as inscrições são individuais – é preciso que a ficha de cadastro seja preenchida no site – link: http://www.cisrun.saude.mg.gov.br/ead/

O SAMU atende 85 Municípios que são consorciados, possui 36 bases descentralizadas e o complexo regulador para atender 1milhão e seiscentos mil habitantes.

CompartilheShare on FacebookTweet about this on TwitterPrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Validação do comentário * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.